15 de setembro de 2011

Costurar roupa (vestuário) é uma ARTE!

Transformar um pedaço de pano numa roupa bonita e confortável é mais complicado do que parece, exige bastante estudo  e atenção a muitos detalhes.


  1. Como é a pessoa para quem vamos costurar? formato do corpo, medidas, idade, gostos
  2. Qual o modelo adequado? tendências da moda, ocasião em que vai ser usado, que aspectos do corpo ressaltar ou "esconder"
  3. Que tecido escolher? caimento, estampa, quantidade
  4. Como preparar o tecido? acertar a trama, lavar ou outro procedimento
  5. Aí vamos traçar os moldes, etapa muito importante 
  6. Cortar no tecido, observando o melhor aproveitamento  sem descuidar do caimento
  7. Alfinetar, alinhavar
  8. Fazer as provas, corrigir o molde se necessário
  9. Costurar com capricho, sem preguiça de desmanchar  e de usar o ferro de passar
  10. Pronto! Sorria!!!!!




É um exercício de paciência pra quem está começando!
Se ficar nervoso demais..pare...mais tarde recomece!

7 comentários:

  1. ótimas dicas!! gostaria de saber costurar, mas ainda não aprendi. Bjoss
    http://corinamvieira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Corina!
    Eu ainda estou teimando em aprender.

    ResponderExcluir
  3. Oi td bem ? Estou adorando as dicas de seu blog, já faço algumas coisas de artesanatos, agora vou voltar a fazer o que mais gosto mesmo "roupas"...Já fiz algumas peças há muito tempo atrás, agora estou voltando, vamos ver no que vai dar né!!!rsrsr
    Adorei seu blog e já estou te seguindo, levei seu link assim não perco nadinha!!!heheh

    bjinhuss, se quiser me fazer uma visitinha, ficarei muito felizz!!!! Seja bem- vinda...

    Gi

    ResponderExcluir
  4. Oi, Gi
    Obrigada pelo comentário, já estou te seguindo também.
    Bj

    ResponderExcluir
  5. Zuka, o problema quando paramos,enfiamos a peça inacabada num saco e nunca mais terminamos!
    Na

    ResponderExcluir
  6. Olá Zuka estou adorando o seu blog e seguindo, tem dicas muito importantes para quem quer iniciar na arte da costura. Sou Costureira e Estilista. Amo tudo relacionado a Moda, principalmente na área de criação e modelagem. Tenho um Ateliê Virtual onde divulgo o meu trabalho, se puder de uma passada aqui e comente alguma coisa, muito obrigada e boa sorte a todos nós! http://luzrosa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Zuka, acho que já lhe enviei comentários a respeito do seu blog. Estou sempre por aqui buscando informações tão importantes para quem gosta e quer costurar. Já aprendi muito com as dicas que você posta.
    Obrigada pelos elogios e visitas ao meu blog.
    Beijos e tenha um ótimo dia.

    ResponderExcluir